Ora-pro-nóbis, o superalimento

A ora-pro-nóbis, de nome científico Pareskia Aculenta, é uma planta muito popular no estado de Minas Gerais. É conhecida como uma planta não convencional, que é uma classificação dada para plantas que a maioria das pessoas não estão muito acostumadas a consumir, mas nascem de forma espontânea. E o fato de nascer com muita facilidade há torna uma planta muito especial.

É facilmente encontrada nos quintais das casas e nos sítios em várias regiões de Minas Gerais. Mas é possível encontra-la desde o estado da Flórida nos Estados Unidos até a região sul do Brasil.

A planta em si, ocorre em formato arbustivo ou trepadeira, com ramos semi lenhosos, com espinhos agudos e folhas carnudas e mucilaginosas.

É uma planta de fácil cultivo, adapta a vários tipos de solos e ambientes e atinge cerca de cinco metros de altura. Suas pequenas flores brancas com centro alaranjado, são perfumadas e ricas em pólen e néctar, o que faz ser uma planta atraente para as abelhas no período de floração. As flores aparecem entre janeiro e abril, mas cada flor dura pouco tempo, apenas um dia.

Pela fácil adaptabilidade e cultivo, é uma planta naturalmente orgânica, pois não exige técnicas especiais de cultivo, muito menos adubação específica ou agrotóxicos para protege-la contra pragas. É uma planta resistente.  

A explicação da origem do nome da planta que significa “orai por nós” em português, já que o nome popular correto é em latim, diz em uma lenda dos tempos coloniais que na cidade de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a igreja principal da cidade possuía grandes moitas da planta em que o Padre não permitia que as folhas fossem colhidas. Os escravos da região então esperavam os momentos de oração na Igreja para colherem sem serem vistos.

Mas porque é um superalimento ?

A planta é nutricionalmente muito completa e conhecida também popularmente como bife vegetal, pois tem níveis de proteína muito próximos aos da carne. Normalmente são 20g de proteína para cada 100g de folhas. Isso faz com que a planta seja muito procurada por pessoas que desejam manter uma dieta prioritariamente vegetariana. Só para comparar, 100g de bife oferece 26g de proteinas.

Bom,vamos enumerando abaixo os benefícios desta planta. Vamos lá:

1 – Alto valor proteico

Já falei acima, mas vale a pena reforçar : Cerca de 20g da planta para cada 100g são proteínas, o que faz que possa ser usada como substituta de carnes em dietas de pessoas adéptatas ao vegetarianismo ou ao veganismo.

Isso significa que é uma planta benéfica para todos, ajudando na disposição diária e formação de músculos, unhas, cabelos, etc.

2 – Previne e até trata anemia

Naturalmente quando falamos em tratar anemia, temos que usar a expressão, “auxilia no tratamento da anemia”, pois quando a pessoa é diagnosticada com este problema, o médico precisa identificar a origem do problema e o tipo de anemia para reverter esta condição ou pelo menos controlar. A anemia falciforme por exemplo é uma condição genética.

O auxílio no combate a anemia acontece por causa da grande quantidade de proteínas e ferro, uma publicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mostrou isso. Clique aqui e baixa o e-book criado por eles onde é descrito os benefícios desta planta e várias outras.

3 – Funciona como um anti-inflamatório

A ora-pro-nóbis possui propriedades tanto anti-inflamatórias como cicatrizantes isso significa que a planta pode ter alta eficácia no tratamento de doenças inflamatórias da nossa pele. A indicação desta informação vem da Universidade Federal de Juiz de Fora em Minas Gerais. Clicando aqui você poderá acessar este estudo.

4 – Possui propriedades analgésicas

Por se tratar de uma planta que tem propriedades anti-inflamatórias, no mesmo estudo que indicamos, os pesquisadores relataram que a planta é capaz de reduzir as dores relacionadas às inflamações.

5 – Antioxidante

Fenois são encontrados na ora-pro-nóbis. Fenois são substãncias antioxidantes e ajudam no combate da ação dos radicais livres, o que significa dizer que a planta ajuda na redução do envelhecimento das células e previne o aparecimento de doenças graves, principalmente as degenerativas.

6 – Ácido fólico

A ora-pro-nóbis possui acido fólico em sua composição que é um nutriente especialmente importante para gestantes, pois auxilia na formação cerebral do feto e na fase anterior, previne defeitos na estrutura embrionária.

7 – Contribui para a redução do mal colesterol

A planta ajuda também na redução dos níveis de LDL, o colesterol ruim, ajudando a prevenir problemas sérios como infarto e AVC (acidente vascular cerebral – derrame).

8 – Ajuda a controlar a diabetes quando presente

As fibras da ora-pro-nóbis tem a propriedade de absorver e distribuir melhor o açúcar proveniente dos alimentos dentro do nosso organismo.

9 – Auxilia na hidratação da pele e dos cabelos

A planta é rica em retinol (Vitamina A), que é uma substância que no organismo ajuda na hidratação da pele e dos cabelos, além de prevenir problemas de visão.

10 – Fortalece a imunidade

Pois se trata de uma planta rica além da vitamina A, também a vitamina C e vitaminas do complexo B. A vitamina A, já citamos algumas de suas funções. A vitamina C ajuda na absorção de ferro para o organismo e com isso o aumento na produção tanto de glóbulos vermelhos como anticorpos. Por fim as vitaminas do complexo B, importantes para o funcionamento do sistema nervoso, circulatório e imunológico também.

11 – Fonte de cálcio e fósforo

Este dois elementos trabalhando em conjunto ajudam no fortalecimento de ossos e dentes.  

12 – Ferro

Já citei acima, mas vale a pena falar um pouco mais deste elemento presente na ora-pro-nóbis. O ferro é o responsável pelo transporte do oxigênio nas células e também auxilia na produção de colágeno e elastina, proteínas importantes para a pele e também para a imunidade.

A tabela nutricional abaixo mostra quanto tem em cada porção de 100g das folhas da planta:

Energia26 kcal
Proteínas20,00 g
Lipídios0,40 g
Carboidratos5,00 g
Fibras0,90 g
Cálcio79,00 mg
Fósforo32,00 mg
Ferro3,60 mg
Retinol (vit. A)250,00 mcg
Vitamina B10,02 mg
Vitamina B20,10 mg
Niacina (vit B3)0,50 mg
Vitamina C23,00 mg

Como usar o ora-pro-nóbis  ?

Ora-pro-nóbis é uma hortaliça, logo seu uso é praticamente livre em qualquer situação e diário se desejar. É uma planta também de baixo custo. As vezes é praticamente de graça, já que você pode até ter uma planta destas em seu quintal, ou no quintal de um familiar.

É muito usado para o preparo de vários tipos de alimentos, como saladas, omeletes, risotos, smoothies, sucos, chás. Além disso as folhas podem ser desidratadas, trituradas e com isso fazer uma farinha muito nutritiva, podendo então ser ingrediente no preparo de bolos e massas.

Gosto muito de fazer um suco verde com suas folhas pela manhã e por falar nisso, vou deixar a receita a seguir:

Suco Verde com ora-pro-nóbis

Ingredientes para duas pessoas:

  • Água de um côco verde;
  • 10 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 100 g de abacaxi;
  • 100 g de manga;
  • 1 colher de café de gengibre fresco.

Modo de preparo:

Basta bater todos os ingredientes em um liquidificador e depois coar em uma peneira.

Uma verdadeira explosão nutritiva para começar o dia.

E ai ? O que achou desta planta ? Já conhecia seus benefícios ? Gostou da sugestão para o suco ? Já consome a folha com frequência ? Me conte ? Me diga o que achou do suco quando fizer. E claro compartilhe este post com outras pessoas em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *