Causas da queda de cabelos em mulheres.

Devido a vários fatores da atualidade, os problemas de queda de cabelos em mulheres têm aumentado muito.

Problemas que não eram muito comuns entre as mulheres, a calvice feminina ou a alopécia, vem levando muitas a buscar formas de prevenção e tratamento.

A perda de cabelos em mulheres tem várias causas e a maioria delas são listadas a seguir:

• Perda de cabelo por pré disposição genética;
• queda de cabelo por tração (penteados que puxam a raiz capilar);
• cicatrizes de queimaduras ou grandes cirurgias;
• má nutrição;
• pílulas anticoncepcionais;
• estresse extremo;
• falta de ferro;
• desequilíbrios hormonais causados por exemplo por gravidez ou menopausa;
• cirurgias de grande porte;
• medicamentos;
• condições endócrinas que afetam a função da tireóide;
• doenças sistêmicas como lúpus, dentre outras causas.

OS EFEITOS DA PERDA DE CABELO NAS MULHERES

Perder o cabelo pode ser uma experiência traumática para qualquer pessoa. Mas para as mulheres, a perda de cabelo tem um efeito mais negativo ainda, pois atinge muito autoestima.

A sociedade considera que uma cabeça cheia de cabelos é associada à beleza e a uma auto-imagem positiva; por isso, há um custo psicológico que pode vir da perda de cabelo.

Para piorar a situação, a perda de cabelo feminina raramente é discutida na mídia ou na comunidade médica, tornando mais difícil para as mulheres falar abertamente sobre sua condição e como abordá-la.

Origem da foto: All Things Hair

Apesar do que podemos pensar, a perda de cabelo nas mulheres é realmente bastante comum. Quase 40% das pessoas com pelo menos alguma perda de cabelo visível aos 40 anos são mulheres.

Embora existam quase 30 condições diferentes que podem causar perda de cabelo nas mulheres, apenas algumas são responsáveis ​​pela maioria dos casos.

Felizmente, a maioria pode ser resolvida com tratamento adequado.

A principal causa de perda de cabelo nas mulheres é a alopécia androgenética. O termo é usado para definir a perda de cabelos tanto no homem quanto na mulher, quando o problema é genético.

A diferença é que no homem a perda ocorre por retrocesso, da “testa” para trás. E na mulher o problema geralmente começa pelo topo da cabeça e vai irradiando-se para as bordas.

A questão deve ser vista com atenção, pois a aceitação social da imagem do homem calvo é muito maior que para a mulher. E por isso a questão deve ser tratada com mais cuidado. O fato da evolução da alopécia ser do topo da cabeça para as bordas, ajuda muito na aplicação de tratamentos médicos e estéticos.

Ao perceber o problema, o primeiro passo é buscar ajuda médica, para então avaliar a questão nutricional e realizar tratamentos estéticos.

Sabemos que a nutrição é também um dos grandes fatores que desencadeiam a perda capilar, por tanto uma alimentação equilibrada e com alimentos de ótima qualidade são essenciais para a prevenção e o apoio a qualquer tratamento, quando já há o problema instalado.

Mas em se tratando da medicina, certos medicamentos podem ser indicados. E indicados exclusivamente por um(a) medico(a). Jamais se auto medique ou busque indicação de profissionais que não sejam médicos(as).

O fator nutricional

Como dissemos acima, a questão nutricional é muito importante na prevenção e na ajuda ao tratamento por isso alguns hábitos precisam ser mudados e apesar de fazermos algumas recomendações abaixo, a busca de um acompanhemento com nutricionista é importante, para que certos nutrientes em excesso não sejam ingeridos.

Primeira atitude é aumentar a ingestão de alimentos ricos em proteinas e selênio, este último importante para a formação de cabelos, unhas e pele.

Alimentos ricos em proteínas podem ser de origem animal e também vegetal, e os alimentos ricos em selênio são a castanha-do-pará e a farinha de trigo (claro que preferencialmente a integral). Deve-se no entanto tomar cuidado com o selênio em excesso, pois pode neste caso prejudicar o seu organismo.

Obter proteina através do consumo vegetal é possível sim, mas como nossa sociedade tende a fortalecer a idéia que proteinas vêm das carnes e ovos, é realmente necessário o acompanhamento nutricional por um(a) nutricionista especializado nesta modelidade de alimentação.

Abaixo damos um exemplo de uma ótima receita para ajudar no combate a queda de cabelos:

Ingredientes

  • 1 folha de couve;
  • ½ limão com casca;
  • 1 colher de chá de gérmen de trigo;
  • 1 castanha-do-pará;
  • 200 ml de água.

Preparo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir, simples assim. E por favor, sem açucar ou adoçantes. Recomenda-se tomar por três meses diariamente e após este período avaliar os resultados. Esta vitamina têm exatamente o que é necessário para atuar contra a queda capilar. Importante: Esta receita veio adaptada do site Tua Saúde. Onde vem extraido de outro ótimo artigo elaborado para Nutricionista Doutora Aleksana Viana.

Perda de cabelos por tração (alopécia de tração)

Este é outro fator frequente na perda de cabelos.

Penteados que prendem o cabelo das mulheres, como tranças, podem causar estresse no couro cabeludo e eventual perda de capilar.

Conhecido como alopecia por tração, esse tipo de perda de cabelo ocorre lentamente ao longo do tempo. Isso pode ser causado por vários outros fatores, como perucas, faixas de cabelo, tranças ou chapelaria excessivamente apertada. As vezes, pode até ser causado por mulheres puxando os cabelos com as mãos, um distúrbio conhecido como tricotilomania.

Neste caso o tratamento, é basicamente a mudança de estilo de penteados e no caso da tricotilomania, terapias psicológicas,

Outras causas de perda de cabelos em mulheres

Menos comum, outros fatores relacionados a estilo de vida ou condições médicas podem levar a queda de cabelo em mulheres, incluindo aquelas listadas mais acima.

Se você não tiver certeza da causa de sua perda de cabelo ou se ela pode ser tratada, é sempre melhor consultar seu(sua) médico(a) para confirmar ou descartar possíveis causas patológicas de sua perda de cabelo.

Classificação de perda de cabelo feminino: A ESCALA DE LUDWIG

A perda de cabelo feminina é tradicionalmente classificada usando a escala de Ludwig, que divide os estágios da perda de cabelo genética em três tipos.

imagem: Wikipedia

O tipo I é o estágio inicial da perda de cabelo feminina, com a perda de cabelo iniciando na frente e no topo do couro cabeludo. Geralmente você nem perceba sua perda de cabelo nesse nível, mas ao separá-lo no centro do couro cabeludo geralmente tornará a perda mais visível.

A perda de cabelo do tipo II é mais significativa, com áreas do couro cabeludo aparecendo. A essa altura, você já poderá notar perda capilar sem separar os cabelos. Neste nível procedimentos de transplante capilar são frequentemente indicados por médicos(as).

O tipo III é o nível mais grave de perda de cabelo. Você pode ter queda de cabelo completa no topo da cabeça. A extensa perda de cabelo representa um desafio significativo na criação de enxertos suficientes para tratar a área afetada. Muitas vezes, no entanto, é possível obter uma melhora significativa da sua aparência com o tratamento adequado.

Arquivo próprio

Independente do nível que se encontra a perda capilar, já descartados os problemas de saúde que possam contra-indicar, a micropigmentação capilar poderá ter dentre as funções, a camuflagem da área afetada enquanto acontece a recuperação. Obviamente se a recuperação já chegou em seu máximo possível, esta camuflagem terá também uma função permanente, lembrando-se é claro que em média de dois em dois anos deve-se fazer o retoque.

E você conhece alguém com este problema ? Você passa ou já passou por este problema ? Comente. E se precisar tirar dúvidas ou fazer uma avaliação sem custo, nos envie uma mensagem. No What´s app mande mensagem para 32-988048669.

Vânia Oliveira Micropigmentação.