Peixes de água doce na dieta saudável

Peixes são em sua maioria uma ótima opção para carnes, principalmente por na maioria dos casos ajudar a reduzir o nível de colesterol ruim, a presença de ômega 3 e a boa concentração proteica, além de ser uma carne de digestão mais fácil.

Nosso país é gigante e claro que os hábitos quanto a alimentação com peixe é variada. Próximo ao mar, naturalmente o consumo de peixe de água salgada será maior e a medida que se afasta, os peixes de água doce se tornam cada vez mais preferidos.

Muitas vezes por falta de hábito as pessoas deixam de experimentar uma variedade de peixes. Aqui vamos listar cinco das espécies encontradas no Brasil.

Tilápia

Possui alta concentração de proteinas, é o peixe mais cultivado no Brasil e pouco calórico, o que é legal para quem esta buscando perder peso. Curiosamente, possui uma quantidade mais alta de iodo, auxiliando no funcionamento da tireoide, rico em selênio, potássio e fósforo. Entre as vitaminas presentes destacamos A, B6, B12 e D. Uma outra curiosidade é que a espécie foi trazida para o Brasil, para ser cultivada aqui. Não é uma especie nativa.

Pintado

Encontrado facilmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. Proteico, pouco calórico e fonte importante de gorduras monoinsaturadas, ou seja, ótimas para o coração. O único cuidado é que por ser um peixe que não possui escamas, ele tende a reter agentes contaminantes como por exemplo o mercúrio, assim, deve-se ficar atento a este fato, principalmente se você que nos lê estiver grávida.

Lambari

Apesar de pequeno, é altamente nutritivo, cálcio é uma de suas virtudes. Intolerantes a lactose encontram nele uma ótima alternativa para suprir suas necessidades deste mineral, lembrando que todos nós também temos que ter o hábito de “banho de sol” por pelo menos 15 minutos por dia em horários recomendados, pois é o sol que ajuda na fixação deste mineral em nosso organismo. Ele também é fonte de potássio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Pacu

Proteico e fonte importante de ômega 3, e mais barato que outras espécies que são fonte de ômega 3. É sempre bom lembrarmos da importância desta gosdura poli-insaturada (ômega 3), pois tem ação anti-inflamatória, inclusive nas artérias, previne a depressão, a ansiedade e até o mal de Alzheimer.

Pirarucu

Um dos maiores peixes de água doce do mundo. Pode atingir monstruosos 3 metros e pesar até 250 kg. Geralmente encontrado na Bacia Amazônica em locais onde as águas são mais claras e calmas.

Sua carne é conhecida por ter propriedades que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, fonte de ômega 3 e ômega 6, este último importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. É fonte de vitaminas A e do complexo B.

Qual peixe você costuma consumir ? Destes quais você ainda não experimentou. Compartilhe conosco.

Vânia Oliveira Micropigmentação.