Calvice Masculina e a Micropigmentação Capilar

Olá, neste artigo vamos falar de um assunto que afeta milhões de homens em todo o mundo e pode provocar diversos problemas relacionados a auto imagem e auto estima.

Estamos falando ca calvice masculina. Neste artigo vamos falar a respeito deste problema, discutir as formas existentes de tratamento e também um procedimento estético quando as formas de tratamento não gerem mais efeito.

A calvície é uma condição que afeta mais os homens, já que a queda de cabelos esta diretamente associada à testosterona, um hormônio sexual masculino. Por causa disso a perda capilar anormal é mais comum entre homens do que em mulheres.

Uma informação importante que precisamos considerar é que um fio de cabelo, também possui um ciclo de vida. Por conta das características desse ciclo de vida podemos dizer que em torno de 90% dos nossos fios de cabelo, estão em crescimento e somente uma pequena parte deles, em torno de 10% atingiram o máximo e estão no que podemos chamar de estágio de repouso.

Esta fase de repouso, tem curta duração e passado este prazo, aquele fio cai naturalmente. Um novo fio de cabelo entra em fase de crescimento logo em seguida.

Uma pessoa pode desta forma perder de 50 a 100 fios de cabelo diariamente e mesmo assim, por conta deste ciclo, não ter a calvice como risco. Um fio de cabelo tem uma duração média de 1,5 a 2 anos.

Apesar de existirem muitas causas para a queda dos fios de cabelo, hormônios masculinos e hereditariedade são as principais causas, pois promovem a atrofia dos folículos capilares e com isso a queda definitiva dos fios de cabelo.

As outras causas catalogadas, que não citaremos todas aqui, mas podemos dizer que o excesso de oleosidade, produtos químicos aplicados em demasia, problemas na tireoide, má alimentação, carência de certas vitaminas, medicamentos específicos e até o estresse são , bem comuns.

Nestes casos se atacarmos o motivo, a queda de fios de cabelo para e o cabelo volta a se desenvolver.

Nos homens a alopecia androgenética, pode aparecer na faixa de 17 a 23 anos. Nesta faixa etária a perda capilar não é de uma só vez, mas sim de forma contínua e irreversível, pois vem da herança genética herdada dos pais.

O comportamento desta queda começa pelas falhas que aparecem perto da testa, que muitos chamam de entradas, depois a perda se dá em uma área que forma um círculo no topo da cabeça e é popularmente chamada de “coroinha de padre”.

A tendência é que esta queda não pare, fazendo com que a calvice tome a maior parte da área superior da cabeça, até que só reste fios em duas faixas laterais e atrás da cabeça.

Em uma familia com predisposição genética para a calvice, a tendência é que após os 50 anos, não tenha jeito e todos os homens após esta idade apresentem algum grau de perda capilar. No entanto, para aqueles que os sinais começaram apenas por volta dos 25 a 26 anos, a queda é mais lenta e a resposta a tratamentos é mais fácil.

Com exceção do fator hereditário, a calvice pode ser evitada, ou pelo menos retardada, desde que afastado o que causa e com a atuação de um(a) médico(a), que vai receitar alguns medicamentos.

Vale a lembrança de que medicamento é com consulta médica. Não se auto medique.

O transplante capilar, onde bulbos retirados de áreas onde não foram afetados pelo fator genético, são implantados nas áreas rarefeitas. Muitas vezes esta é a única solução. Isto é um procedimento cirúrgico e somente um(a) medico(a) pode aplicá-lo com acompanhamento de uma equipe cirúrgica.

É bom também lembrar que certos casos de perda capilar devem merecer atenção especial, principalmente se você perceber que o couro cabeludo esta avermelhado, coçando ou ardendo, se á oleosidade muito acima do normal, se a queda esta acontecendo em tufos, ou muito rapidamente e se aparecerem muitos sinais de caspa.

O(a) dematologista é o(a) profissional médico(a) mais adequado.

Não deixe de lembrar que as funções do organismo se tornam mais lentas com o passar dos anos, por tanto, neste caso, todos nós teremos algum grau de alopécia, porém em muitos casos sem importância.

Para os casos em que a calvice já é algo definitivo e a possibilidade do transplante ou implante capilar não é uma alternativa, seja por condição física, receio, ou impossibilidade financeira, já que não se trata de um tratamento de baixo e médio custo, existe a micropigmentação capilar. Se a calvice te incomoda, e isso acontece com a maioria dos homens, você não precisa ter o boné ou o chapeu como um companheiro inseparável.

A micropigmentação capilar é um procedimento estético, onde se cria no couro cabeludo a ilusão do crescimento capilar homogeneo. O objetivo não é tentar criar efeitos em que a pessoa pareça ter fios de cabelo, mas sim gerar um efeito em que a pessoa raspou a cabeça e os fios estão começando a crescer bem nos pontos onde deveriam estar os folículos saudáveis.

O procedimento é feito utilizando um equipamento chamado dermógrafo, semelhante ao usado por tatuadores, porém com diferenças mecânicas necessárias para este tipo de procedimento.

O aparelho é usado para depositar pigmentos especiais no couro cabeludo através de agulhas descartáveis.

O procedimento é precedido de uma entrevista para determinar os objetivos com o cliente, a forma que será aplicado no couro cabeludo e claro, antes uma investigação através de uma anamnese, se a técnica pode ser aplicada.

A técnica é feita por etapas, pois é um procedimento mais demorado e exige o “descanço”, para o couro cabeludo por pelo menos 10 dias entre as aplicações. Não há como dizer quantas seções serão necessárias, pois cada organismo reage de uma forma no que diz respeito a fixação do pigmento, podendo haver casos de duas a três etapas, mas havendo casos que podem ser necessários 5, 6, 7 e até mais etapas.

A duração média de cada seção é de duas horas e meia e a durabilidade após a conclusão de todo o procedimento é de em média dois anos.

Sou habilitada e experiente na aplicação da técnicas de micropigmentação a mais de 15 anos. Inclui a micropigmentação capilar a quase três anos ao meu conjunto de procedimentos, tendo me especializado através de vários cursos inclusive com instituições de fora do país (Itália).

Venha conhecer a técnica e fazer uma avaliação, sem custo é claro. Será um prazer poder ajudar.

Conheça mais sobre meus trabalhos acessando meu Instagram @vaniaoliveiramicro_mg.

Vânia Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *