Técnicas de despigmentação de sobrancelhas e outras áreas

A micropigmentação é um procedimento chamado de semi-definitivo, mas nem por isso significa que não pode ser corrigido. Se você se submete ao procedimento e por algum motivo o resultado não fica como o esperado, existe solução a curto prazo.

Com certeza a foto acima não é de uma sobrancelha com problema, mas o que vamos fazer neste artigo é falar das correções quando acontecem problemas.

Os maiores problemas acontecem por aplicação da técnica por profissionais não capacitados(as), porém outros fatores que não necessariamente seria culpa do(a) profissional, podem também acontecer, como a pele não aceitar a pigmentação em alguma área, haver a fixação diferente do esperado e gerar diferença de tonalidade, ou até o arrependimento do(a) cliente depois de definido o design e aplicada micropigmentação.

Existem várias técnicas de despigmentação, que podem ser parciais ou totais e neste artigo vamos falar sobre elas.  

Aplicação de Ácidos

Este método é muito comum e basicamente consiste na aplicação de ácidos com objetivo de afinar, esfoliar e regenerar a epiderme de forma a gradativamente ir retirando os pigmentos depositados.

Esta técnica é adequada para pessoas que passaram por procedimentos não profundos de micropigmentação, ou seja, que não passou por muitos retoques, pois do contrário, pode não haver boa resposta.

Este é um procedimento simples mas que exige muito cuidado, pois pode, se mal aplicado, provocar lesões sérias e irreversíveis. O(a) profissional precisa de habilitação para isso.

Excisão Cirúrgica

Este é o método mais complexo e na estética é muito pouco utilizado, pois se trata de uma cirurgia, já que o objetivo é exstirpar os pigmentos através de cortes e depois suturar a pele. Não precisamos nem falar que o maior risco é restar cicatrizes.

Dermoabrasão

Esta técnica consiste em literalmente lixar a pele para remover as camadas superficiais e médias da epiderme e com isso levar junto os pigmentos indesejados. Há um estímilo extra na renovação celular por conta do procedimento.

É uma técnica agrassiva, que exige anestesia. Sendo bem realizado remove as camadas superficiais exatamente antes do plano dérmico sem agredir os folículos pilosos.

Dermo abrasão e excisão, são técnicas exclusivamente aplicadas por médicos(as).

Técnica Salina

Este procedimento anteriormente era aplicado como se fosse um peeling mais agressivo, onde se aplicava sal sobre a região que se desejava despigmentar e depois realizavasse um esfregaço. A lesão causada era imediatamente coberta por um curativo com mais sal através de gase umedecida por um período de 24 horas. Depois deste tempo se aguardava um período de regeneração e se aplicava novamente a técnica. Este processo se repete por várias vezes. Mas só oferece clareamento e remoção parcial.

Hoje esta técnica passou a ser feita com dermógrafo e sal.

Se prepara uma solução salina que depois é aplicada com o dermógrafo na pele. O objetivo é lesionar a pele, provocar o ressecamento e a medida que regenera, expulsa o pigmento.

É uma técnica simples e rudimentar e pode como efeito colateral provocar o aparecimento de queloides, ou pior, a hiperpigmentação.

Despigmentação a Laser

Esta tecnologia é a mais eficaz que existe hoje, serve para despigmentação de tatuagens, bem como a despigmentação de procedimentos de micropigmentação.

A precisão nas aplicações é muito maior.

O laser destroi o pigmento e o próprio organismo da pessoa, através do sistema imunológico, remove os fragmentos do corpo.

O laser é direcionado para a área pigmentada por uma fração de segundo sendo inofensivo para a camada externa da pele. Ao atingir o pigmento ele “explode” em micropartículas e com isso o sistema imunológico da pessoa entra em ação atacando e removendo estes pigmentos como se fossem outros corpos estranhos ao organismo.

O que ainda levar em conta ?

  • Cada procedimento tem seu tempo e número de etapas. Além disso varia com a área a ser despigmentada, a forma, o local e a cor;
  • Este tipo de procedimento não pode ser feito aleatóriamente por pessoas não preparadas. Em alguns casos é necessário inclusive que seja um procedimento médico como é o caso da dermoabrasão e da excisão cirúrgica;
  • Gestantes e lactantes jamais devem ser submetidas a qualquer um dos procedimentos de despigmentação.

Não somos perfeitos, todos nós podemos cometer erros, profissionais experientes também os cometem, mas também pode partir da ação do(a) cliente, como também de outro fator que foge ao controle de todos, que são as características únicas de cada organismo.

O importante é que existem soluções para os problemas. Mas o mais importante é que você só se submeta a um procedimento de pigmentação ou micropigmentação com profissionais capacitados e experientes, pois mesmo nestes casos se acontecerem falhas, estas serão muito menores e muito mais fáceis de serem reparadas.

Fique livre em comentar e estamos a disposição para responder a dúvidas.